REBIS - REDE DE BIBLIOTECAS DE SAÚDE DA SES/DF

A Rede de Bibliotecas – REBIS é composta pelas bibliotecas dos hospitais e demais órgãos da estrutura da Secretaria de Estado de Saúde do distrito Federal - SES/DF, além de entidades conveniadas à mesma.

 

As bibliotecas são independentes e com autonomia própria de funcionamento, sendo subordinadas administrativamente às Superintendências das Regiões de Saúde respectiva, Diretorias Administrativas no caso do HSVP e HAB e as Diretorias vinculadas conveniadas à SES/DF. A Coordenação da Rebis é feita de forma descentralizada por intermédio de comissões, pactuações e cooperação com as outras bibliotecas. A Biblioteca Central (BCE) da FEPECS é a responsável pela gestão do Sistema de Automação de Bibliotecas da SES-DF.

 

Cada biblioteca é responsável pelos projetos de sua unidade, podendo compartilhar com a Rede ou elaborar projetos em conjunto quando houver interesses mútuos.  

 

As bibliotecas que compõem a Rebis, criada pela Portaria nº 45, de 14 de setembro de 2006, e regulamentada pela Portaria nº 187, de 19 de setembro de 2014, são assim distribuídas:

 

1.   Biblioteca Setorial do Hospital Regional da Asa Norte – BS/HRAN;
2.   Biblioteca Setorial do Hospital Regional da Asa Sul – BS/HRAS;
3.   Biblioteca Setorial do Hospital Regional da Ceilândia – BS/HRC;
4.   Biblioteca Setorial do Hospital Regional do Gama – BS/HRG;
5.   Biblioteca Setorial do Hospital Regional de Taguatinga – BS/HRT;
6.   Biblioteca Setorial do Hospital Regional de Sobradinho – BS/HRS;
7.   Biblioteca Setorial do Hospital São Vicente de Paula – BS/HSVP;
8.   Biblioteca Setorial da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde – BS/DIVAL;
9.   Biblioteca Setorial do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal – BS/LACEN;
10. Biblioteca Setorial do Hospital Regional do Paranoá – BS/HRPa;
11. Biblioteca da Escola de Enfermagem, em Samambaia.

O Instituto Hospital de Base (IHBDF), Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), o Hospital Regional da Asa Sul (HRAS) e o Hospital Regional de Sobradinho (HRS) – são os 4 hospitais de ensino certificados pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, cujas bibliotecas vem sendo melhoradas a cada ano, e tem importância vital como auxílio ao trabalho acadêmico realizado pelos mesmos, especialmente aos Programas de Residência Médica.

Os usuários da Rebis são comuns a todas as bibliotecas da rede, logo, podem utilizar os serviços e ter acesso a quaisquer delas. Da mesma forma, uma vez que o usuário estiver em situação irregular em alguma dessas bibliotecas, estará suspenso dos serviços de empréstimo de toda a Rebis.